> cravoRosa: Projectos de Vida... ou mini-sonhos???

terça-feira, 20 de julho de 2010

Projectos de Vida... ou mini-sonhos???


Todos nós devíamos ter os nossos projectos de vida. Parece uma tese ou um ''déjà écouté'' no quotidiano do nosso relambório. Mas, a verdade, é que seríamos sempre mais felizes se tivessemos o nosso projecto de vida em permanente actualização. Não precisa de ser um GRANDEEE projecto, é preciso que ele seja concretizável e que nos dê alguma satisfação pessoal para podermos avançar para o próximo com a noção de que é possível realizar aquilo a que nos propusemos outrora.
Este ano não pensei em nenhum dos projectos- oh! não tenho um projecto- pois, mas rapariga, já encerraste alguns:
-Projecto: comer bolos até enjoar. (Devo dizer que cansa andar à procura de bolos novos e engorda).
Projecto: conhecer vinhos (gostei de ser enóloga, fazemos um brilharete no restaurante e impressionamos. Levei mais de um ano a concretizar este projecto, mas adorei mesmo. Nota de rodapé: habitualmente não bebo).
- Projecto: aprender a nadar (ainda só faço meia piscina... por enquanto, pois é um projecto novo. Para continuar tem de ser com o mesmo professor).
- Projecto: conhecer as capitais de distrito de Portugal (adorável o travelling e a permanente sensação de descoberta. Adorava partir sem destino e parar onde me apetecia. Consegui os cromos todos).
- Projecto: ser artista/ pintora (comprei uns daqueles desenhos - muitos - com números associados às cores. Inscrevi-me num curso de pintura. Foi relax, muito zen à mistura. Esquecemos as horas).
- Projecto: ir ao cinema todas as semanas. (Espectacular. Papei os filmes todos!! Conhecia os actores, os realizadores, as críticas dos críticos, os óscares, bláblabla. Ficou o vício dos filmes, mas agora mais AXN, FOX e outros).
- Projecto: ler dois livros por mês. (Enchemo-nos de ideias, procuramos personagens, tornamo-nos exigentes com o que lemos, rejeitamos mais facilmente um mau livro. Aprendemos muito com os direitos do leitor de Daniel Pennac).
Projecto: ajudar o outro (Compensador em termos humanitários. Fiz voluntariado num Lar de Idosos- chocante a vida vivida - dificilmente esquecemos as imagens de retratos doridos de uma vida passada. Foi duro. Só consegui estar neste projecto 3 meses.)
Projecto: tirar uma lição de vida por cada dia que vivemos. (Ajudou-me a conhecer melhor.)
Projecto: ser comerciante. (Vendi de tudo. Fazia de tudo um pouco. Até latas de refrigerantes coleccionáveis vendi na Feira da Ladra. Nos tempos do antigamente... log time ago).
Projecto: aprender a tocar guitarra (Ainda não concretizei... este até que podia ser o próximo!!!)
De tantos úteis/inúteis projectos, o que foi importante foi a sensação de conseguir ir até ao fim, sobretudo, ter uma meta pessoal, ser só meu o 'tal' projecto, sem ninguém a quem prestar contas. São mini-sonhos de curta metragem que fazem com que o dia seja menos insípido e no final ficamos felizes. Como uma amiga minha diz: «Tudo tem um final. Pode não ser um final feliz, mas tem fim.»(sic MV)

Sem comentários: