> cravoRosa: 24 horas...The End... Fim...Kaput...Fini...

terça-feira, 29 de junho de 2010

24 horas...The End... Fim...Kaput...Fini...

Choca-me. Não é, propriamente, o jornal da minha preferência. Sensacionalista, polémico, colorista, humorista, descobridor, demagogo... tem os ingredientes que não me atraem como leitora. Também não sou muito «Correio da Manhã» nem chego aos exageros de um «Expresso». Gosto mais de algo como «O Público». Ainda assim, chocou-me encontrar nas bancas o preto de luta, o vermelho de sangue, suor e lágrimas de jornalistas que escreveram a última palavra desta capa «FIM». Certamente foi uma decisão pensada, certamente por razões economicistas (o país está em crise), certamente alguém está hoje aliviado ou constrangido com esta tomada de posição. Acho que, sobretudo, o que mais me chocou é pensar e ver desaparecer do nosso cenário jornais que, de uma ou de outra forma, denunciam o que vai acontecendo por este mundo fora e, de repente, calam a voz, num silêncio que me aflige. Tudo se faz, tudo se pode fazer e V. Exas. apenas relatam o que se passa. Lembro-me de um poeta ''alegre'':
Perguntei ao vento que passa
notícas do meu país
e o vento cala a desgraça
e o vento nada me diz.

Sem comentários: